quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin

Foto da capa A Guerra dos Tronos.
Exclusivo do blog.
Título Original: 
A Game of Thrones
Autor: 
George R. R. Martin
Origem: 
EUA
Tradução: 
Jorge Candeias
Editora: 
Leya
Ano: 
1996

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha – uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família. Quem vencerá a guerra dos tronos?
(texto retirado da orelha do livro)



Antes de qualquer coisa, quero muito agradecer ao meu professor de literatura pela indicação. Na verdade, ele disse que TALVEZ passasse o livro para a classe, não tinha certeza, portanto eu não deveria ler ainda. Mas eu não resisti e comprei (consegui me segurar por três dias). Este livro está no tópico Tops, que são os melhores livros que eu li. 
O começo de A Guerra dos Tronos é um pouco complicado, porque a história começa no meio de uma situação e os nomes são um pouco difíceis de memorizar, então o leitor fica um pouco perdido: “o que está acontecendo?”, “mas quem é ele?”, “será que são a mesma pessoa?”. Esta última pergunta, eu repeti várias vezes até entender que Ned e Eddard eram a mesma pessoa (uma dica para quem vai ler). Porém, depois de determinado momento, a história vai e, apesar de grosso, é possível ler o volume em uma semana (pelo menos foi este o tempo que eu levei). 
O grande personagem da história é Eddard Stark, lorde de Winterfell e protetor do Norte. Um homem seguidor dos antigos costumes, muito preocupado com a honra e um grande guerreiro em sua juventude. Foi criado ao lado de Robert Baratheon, homem instável, amante de bebidas, caçadas, mulheres e uma boa luta. Quando Robert resolve livrar os Sete Reinos das mãos do rei Louco, Aerys Targaryen, Eddard luta ao seu lado e juntos, colocam Robert no tão poderoso Trono de Ferro. Robert e Eddard teriam unido suas famílias através de um casamento entre o Baratheon e Lyanna Stark, irmã de Eddard, porém não foi possível concretizar a união. 
Sem uma noiva, Robert casa-se com Cersei Lannister, a conselho de sua Mão do Rei Jon Arryn. Cersei entretanto nada tem de bom e corajoso como era característico de Lyanna: a rainha é uma mulher ambiciosa, capaz de tudo para ter o poder, assim como a maioria dos Lannister. Cersei tem dois irmãos: um gêmeo, Jaime, temido pela sua capacidade com a espada e Tyrion, um anão inteligente e temido pela sua língua afiada e sua sagacidade. O anão sempre sofreu com sua condição, já que era muito comparado ao irmão Jaime (lindo, forte, soldado), porém nunca se deixou abater e acabou por se tornar tão inteligente que acabou por se tornar uma preocupação para seu pai (que o ignora como filho) e sua irmã (que o despreza). Tyrion, assim como Eddard, é um dos personagens que possuí seu ponto de vista na forma de capítulo. 
Os três irmãos Lannister, Rei Robert e toda a corte visitam Eddard logo no começo do livro para que Robert eleja Ned sua Mão do Rei, já que Jon Arryn faleceu. Em um primeiro momento, Ned pensa em recusar, porém sua esposa Catelyn recebe uma carta da irmã Lysa e esposa de Jon Arryn alertando que seu marido fora assassinado pelos Lannister e Ned resolve aceitar o pedido de Robert para investigar esta história. 
Catelyn também é uma das personagens principais: uma esposa dedicada e uma mãe amorosa, que faria qualquer coisa pelos cinco filhos que tem com o marido. Por outro lado, apesar de Catelyn se mostrar uma pessoa extremamente sensível e carinhosa, ela nutre um forte rancor contra Jon Snow, filho bastardo de Ned. Ele é outro personagem principal. 
Jon é um rapaz com a idade do filho legítimo mais velho de Eddard, Robb Stark, herdeiro de Winterfell, mas Robb não desdenha Jon como a mãe: pelo contrário, o ama tato quanto os outros quatro irmãos legítimos. Um dia, quando Robb e Jon voltavam com o pai e outros homens de uma execução (leia o livro para entender), eles disputaram uma corrida e acabaram, sem querer, por achar uma espécie que não se julgava existir nos arredores: os lobos gigantes. Os dois irmãos encontraram uma loba morta com seis filhotes recém-nascidos. Por insistência de Jon, Ned deixou que levassem os lobos para seus seis filhos e os lobos passaram a ser personagens importantes nos livros. O lobo de Robb, o mais rápido dos seis, foi nomeado Vento Cinzento, enquanto o de Jon, branco como a neve, foi chamado de Fantasma. 
Jon mostra-se um rapaz um pouco depressivo graças a sua bastardia, porém também é muito amável com a família e luta pela sua honra (apesar de muitos falarem que um bastardo não tem honra). Tem uma forte afinidade com Arya, outra irmã dele e de Robb. Arya tem um capítulo só dela como os outros e é uma das minhas personagens favoritas. 
Apesar de ser uma menina ainda, Arya não procura tornar-se uma dama e sim uma guerreira. Nunca teve habilidades de uma donzela, porém uma coragem maior do que muitos homens. Gosta de lutas, armaduras, espadas e sonha em ser uma grande senhora de algum castelo. Sua loba chama Nymeria, uma rainha antiga. Arya é muito destemida, o total oposto de Sansa, sua irmã mais velha. 
Sinceramente, Sansa deveria se chamar Sonsa, de tão boba que ela é (e para meu grande descontentamento, tem um capítulo só para si). Uma menina estúpida, com o coração cheio de histórias românticas, fraca de espírito, sem um pingo de coragem, sonhadora assídua e uma dama da corte completa. No livro é descrita como uma bela garota, enquanto a irmã Arya é mostrada com uma menina magricela que pode ser facilmente confundida com um menino. O lobo de Sansa chama-se Lady, por ser pequena e delicada. 
Outra criança Stark com um capítulo só para si é Brandon, ou só Bran. Outro personagem que eu adoro. Um menino alegre, que ama de paixão escalar pelas paredes de Winterfell e sonha em ser um grande cavaleiro. Ele estava com Robb e Jon quando os lobos foram achados e também insistiu muito para que Ned permitisse que os lobos fossem levados para o castelo. O seu, depois de muito tempo sem saber que nome escolher, foi nomeado Verão. O último filho Stark é Rickon, um menino de três anos que quase não aparece. Seu lobo chama-se Cão Felpudo. 
Todos os personagens encontram-se em Winterfell, já que Robert foi fazer o bendito pedido para Ned. Depois que este aceita, com a intenção de vigiar Cersei e os outros Lannister de perto, estava programado para ele, as duas filhas e Bran fossem para Porto Real (capital dos Sete Reinos), enquanto Jon viajaria para a Patrulha da Noite. Esta é uma guarda que vigia a Muralha – como o próprio nome diz, é uma muralha que protege os Sete Reinos do que existe além dela (e, como se mostra no primeiro capítulo, não são coisas muito amigáveis e dóceis). Jon parte para a Muralha para seguir os passos de seu tio Benjen Stark, Primeiro Patrulheiro, pois pensa que será muito honroso servir a guarda. Porém, quando chega a ela, vê que não era bem assim. 
Ainda em Winterfell, todos os homens saem para caçar, deixando Bran, Arya e Sansa para trás. Bran, desrespeitando a mãe que insistia para que ele parasse com o hábito, resolve escalar uma torre. Contudo, quando ao seu topo chega, descobre algo que está diretamente envolvido com a morte de Jon Arryn. 
E o resto, você precisa ler para saber. Hahahahahaha! 
Porém, não foi citada quem não está em Westeros: Daenerys Targaryen, uma das últimas sobreviventes de sua família. Quando Robert tomou o trono, quase dizimou os Targaryen, mas os dois filhos mais novos do rei conseguiram fugir: Viserys, que é quase tão louco quanto o pai, e Daenerys, uma menina insegura, mas com o fogo do dragão prestes a despertar. Ambos eram perseguidos a mando do “Usurpador” (rei Robert) para que os últimos Targaryen fossem aniquilados, mas eles conseguiram manterem-se vivos. Agora, Viserya quer retomar seu trono e para isto precisa de um exército. Do outro lado do mar de Westeros, existem tribos chamadas dothraki e Viserys pretende casar Daenerys com um chefe dos dothraki, Khal Drogo, para conseguir seu exército. Ela não se sente muito confiante com este pacto, porém contará com o apoio de Jorah Mormont, um cavaleiro dos Sete Reinos, ex-vendedor de escravos que fugiu de Westeros para manter a cabeça sobre o pescoço. 
Bem, dito sobre todos os personagens incríveis e não tão incríveis assim, tenho que falar sobre o autor: George R. R. Martin. Um dia, eu irei descobrir o que ele coloca na sua água para ter estas idéias fantásticas e incríveis e como ele conseguiu criar este mundo extraordinário. O texto é muito bem descrito, com muita emoção e bem detalhada, e toda vez que muda de personagem, muda de caráter também. Não sei como ele conseguia manter a personalidade dos personagens e não os confundiu nenhuma vez. Sem falar na história! Não vou falar muito, porque, por mais que eu escreva, não vou chegar nem perto da magnitude da obra. Só posso dizer: é um dos melhores livros da minha vida! Agradeço o autor pelos momentos incríveis que me proporcionou com esta história! 


E agradeço novamente ao meu professor pela indicação. Ou contra-indicação...

3 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Gabi!

Percebi que você tambvém viciou em Game of Thrones. Adorei o template com a capa do primeiro, que é linda. Apesar do frio, eu gostaria muito de morar em Winterfell...Tem suas vantagens: Jon, Robb...;D
O comentário ficou superlegal, parabéns!
Ah! E fico brava não! Fiquei é superfeliz por ter te inspirado!

Beijos!

Fernanda

Eva Cardoso disse...

NOSSAAAAAAAAAA AMEI O LIVRO, A SÉRIE TAMBEM É BOA, FIZ POST ONTEM SOBRE ELES.
BJUSSS

Vagner Stefanello disse...

É a melhor série de todos os tempos, sem sombra de dúvidas!

http://desbravandolivros.blogspot.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...