sexta-feira, 31 de maio de 2013

Um gato entre os pombos, de Agatha Christie

Título Original:
Cat among the pigeons
Autor(a):
Agatha Christie
Origem:
Inglaterra
Tradução:
Jorge Ritter
Editora:
L&PM
Ano de publicação:
1959

Olá, meus queridos leitores! Sentiram saudade? Eu senti muita de vocês! Tive alguns problemas neste mês para escrever, mas antes de maio acabar, vou escrever uma postagem bem rápida. O livro é de uma das minhas escritoras favoritas, apesar de não ser um dos melhores. Um gato entre os pombos terá uma rápida mas significativa participação do mais famoso e excêntrico detetive da história da literatura, Hercule Poirot.
O ambiente é uma escola para meninas, Meadowbank, criada pela impertubável diretora, Srta. Bulstrode, de forte personalidade e caráter, e pela sua doce e gentil amiga, Srta. Chadwick. O corpo docente da escola conta com as mais competentes e diversificadas professoras da Inglaterra para dar conta do corpo discente formado pelas filhas dos homens mais ricos do mundo. Na escola está matricularia até uma princesa, Shaista, e eu recomendo ao leitor prestar muita atenção nela.
Já em Ramat, em uma cena a parte, Ali Yusuf, príncipe herdeiro de Ramat, sabe que a guerra civil ameaça sua vida, então confia a seu amigo Bob uma herança de família poderosíssima: várias pedras preciosas no valor de três quartos de milhão. Bob promete guardá-las em um local seguro, portanto volta para seu quarto de hotel e esconde-as. Entretanto, o próprio Bob não estava seguro: no quarto ao lado, uma misteriosa mulher o vigia da sacada com um espelho de mão, adivinhando o que ele trama. Ambiciosa, ela trama um plano ardiloso para conseguir as joias.
Voltando para a escola, um homem se infiltra naquele ambiente feminino, pois suas autoridades estão preocupadas com a princesa Shaista, pois ela é a única parenta viva do príncipe Ali Yusuf e provavelmente será do interesse de pessoas perigosas em um futuro próximo. Obviamente, a presença de um jovem rapaz irá levantar suspeitas e inquietar todas aquelas mulheres que passam tanto tempo sem a visão de um homem (ainda mais de um homem bonito).
Mas não é somente um rapaz que causa um distúrbio no ambiente: a nova professora de educação física, Srta. Springer, com sua atitude intrometida, mandona e sem escrúpulos para dizer o que pensa, está causando uma péssima impressão em todos. Apesar de ser muito competente, a antipatia é geral. Portanto, quando ela é encontrada na quadra de tênis morta, suspeitos não faltam.
Todos estes casos aparentemente paralelos são ligados por ninguém menos do que nosso querido Hercule Poirot, que infelizmente só aparece logo no final da história, mas chega “divando” (kkkk) quando resolve o caso apenas ao em um joelho (isso não é spoiler, acredite).
Para tentar descobrir o assassino neste volume, tente uma tática diferente: ao invés de juntar as pistas, fui pela pessoa menos óbvia. Não acertei, mas cheguei perto. Não foi o melhor livro da Agatha Christie que eu já li e nem entra nos livros dela que eu recomendo, mas isto não significa que a história não seja boa. Lembro que eu terminei de ler na noite do temporal que alagou São Paulo e minha casa estava sem luz. Foi engraçado. Bem, eu poderia tecer dezenas de elogios à autora, mas todo mundo sabe o quão fã eu sou da “Rainha do Crime”. Não me conformo com o talento dela, isto não é humano.
Espero que tenham gostado! Prometo voltar com mais frequência!

Xerus, Bibi.

Um comentário:

JaineBudke disse...

Oi!
Acredita que eu nunca li nenhum livro de Agatha Christie?! Sempre houvi muitos elogios acerca da autora, entretanto, por um bom tempo acabei me limitando aos autores de suspense que já conhecia. Há poucos dias um amigo me indicou e, por mera coincidência, está rolando promoção dos livros dela na livraria que sempre compro.
Bom, estava em dúvida entre vários, e agora já sei que tem melhores do que "Um gato entre os pombos"!
Qual livro você considera o melhor da autora? Vou seguir a sua indicação! hehe'

PS.: Te indiquei em uma tag lá no Blog, mas pelo que percebi, você já respondeu uma igual ou ao menos beem parecida. De qualquer forma, segue o link: http://leitoraassidua.blogspot.com.br/2013/06/tag-liebster-award.html

Bjoos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...