sábado, 20 de outubro de 2012

Meme literário de 11 perguntas

Recebi este meme da fofa da Fe da "Na trilha dos livros, a madrinha do nosso Abrindo os livros... Ela faz uma série de perguntas legais e quero que vcs, se quiserem, respondam também!Vamos lá?


1 - Qual o seu personagem favorito de todos os tempos?
Olha... Não dá para eu dizer apenas um, porque são muitos livros bons que já passaram pela minha curta vidinha. Mas existiram personagens que me encantaram e marcaram: Liesel, de A menina que roubava livros, de Markus Zusak; Mariam, de A Cidade do Sol, de Khlaled Husseini; Robb Stark, de A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin; Alex, de Laranja Mecânica (breve em resenha); Lisbeth Salander, de Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson; José, de O Seminarista, de Rubem Fonseca; Bilbo, de O Hobbit, de J.R.R Tolkien; Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen; Alaïs, de Labirinto, de Kate Mosse; Don Vito Corleone, de O Poderoso Chefão, de Mario Puzo; e o "Chacal", de O Dia do Chacal, de Frederick Forsyth. Ok, a lista é grande, mas foram estes personagens que fizeram de seus livros os meus "Tops". 

2 - Qual seu livro favorito?
Bem... Como eu já disse e como vocês puderam notar, tenho vários livros favoritos, todos de estilos muito diferentes. Não tenho como classificar "O" melhor, mas posso dizer que alguns foram mais... Significantes do que outros, como As Crônicas de Gelo e Fogo ou a Trilogia de Ken Follet, O Século (não tão famosa, mas igualmente maravilhosa). Gosto de livros épicos, bem escritos e com temas originais.

3- Que música combina perfeitamente com um livro?
Xi... Pergunta difícil. Gosto muito de trilhas sonoras e, enquanto estou lendo com fones de ouvidos, muitas vezes a música se encaixa na cena que se passa no livro. Portanto, às vezes, eu já coloco uma composição inteira como sendo a trilha "oficial" do livro. Entretanto, há uma música que eu ouço mais do que as outras, talvez por ser bem intensa e se encaixar na maioria dos livros: Time, de Hans Zimmer no filme "A Origem". Uma música linda de um filme espetacular. Se fosse para escolher uma música, seria esta.   


4- Qual foi o melhor livro que você leu este ano?
Bem, o ano não terminou, assim como a minha lista de livros. Estou lendo um agora (como vocês podem ver aqui ao lado) que promete forte emoções. Mas, por enquanto, A Dança dos Dragões (George R.R. Martin) foi incrível, assim como Laranja Mecânica (Anthony Burgess), Labirinto (Kate Mosse), O Hobbit (J.R.R. Tolkien), Orgulho e Preconceito (Jane Austen) e Os Pilares da Terra (Ken Follet). Até o final do ano, esta lista promete crescer (hehe).

5- Qual o seu autor preferido?
Vixe! Só me complicam estas perguntas. Acho que no mundo da literatura, nunca existem um só. É um mundo muito diversificado, não há como dizer que um é melhor do que o outro, pois cada um tem seu estilo e gênero. Adoro os autores J.R.R. Tolkien, George R.R. Martin, Ken Follet, J.K Rowling, Rubem Fonseca, Jorge Amado, Jane Austen, Agatha Christie, Laurentino Gomes, Érico Veríssimo, Khlaled Husseini e muitos outros, mas se eu começar a falar, nunca mais termino.

6- Qual seu gênero literário favorito?
Acho que fantasia medieval... Mas também adoro livros românticos (bem melosos mesmo, proibidos para diabéticos), sobre guerras e problemas atuais. Minha condição é que sejam ficções, pois narrativas combinam mais comigo. 

7- Qual o critério usa para escolher seus livros?
Geralmente, leio por indicações. Existem quatro pessoas que eu respeito muito a opinião e sempre peço uma sugestão de leitura: a primeira de todas é a minha mãe, que sabe Deus como consegue trabalhar, cuidar da casa, cuidar de mim e de minhas irmãs e devorar livros em uma velocidade surpreendente (até mesmo para mim); depois vem meu professor de literatura, afinal, ele entende do assunto e sempre tem ótimos comentários para fazer; depois é minha professora de gramática, que eu considero uma outra mãe e uma grande amiga, admiro-a muito; e por fim, mas não menos importante, um de meus melhores amigos, Gustavo, tão inteligente e culto que me assusta, meu eterno "rival" na leitura. Estas quatro pessoas são minha base para ser a leitora que eu sou. Claro, há outras que também me são muito importantes, como meu amigo Luiz, que trabalha com a minha mãe e sempre me empresta livros - não posso deixar de agradecê-lo. E não só a ele, mas a todos que me ajudam a viver no mundo maravilhoso dos livros.

8 - Qual o livro que você está mais ansiosa para ler no momento?
Acreditem ou não, O Senhor dos Anéis. Mas eu não quero ler qualquer livro, eu quero o volume único com a capa do Gandalf (u.u). Aguardo este livro há muito tempo, é o meu maior desejo. Também espero ansiosamente por Os Ventos do Inverno (sexto livro d'As Crônicas de Gelo e Fogo), Jogos Vorazes, Herança (Christopher Paolini), Percy Jackson e... Me custa admitir, mas eu tenho uma curiosidade imensa de ler Cinquenta Tons de Cinza. Ok, eu já li a sinopse e sei que não é para a minha idade, mas este livro está em todos os lugares e é um dos mais vendidos! Não tem como não ficar intrigada (mas prometo que só leio depois dos 18 hehe).

9- Você leu algum livro achando que seria péssimo e acabou se surpreendendo positivamente?
Não. Se eu acho que o livro é péssimo, não perderia meu tempo que poderia ser usado para ler um bom livro. Porém já li um livro que achei que seria ótimo e me decepcionei. 

10- E qual livro te decepcionou? E por quê?
(hehe) Acho que o livro que eu mais me decepcionei foi As Brumas de Avalon, de Marion Bradley Zimmer. Não que o livro não seja bom e bem escrito, mas a raiva que eu passei não compensa. Morgana só sofria, Guinever (não com este nome) era uma vadia bruxa, Arthur era um banana e Lancelote um imbecil. Magoou. Decepcionei também com O Último Reino, de Bernard Cornwell, que foi bem chatinho.

11 - Cite uma frase de um livro que você goste muito.
Nossa, tem tantas... Vou uma com Tyrion Lannister, d'As Crônicas de Gelo e Fogo, um dos personagens que não foi citado na primeira pergunta, mas que é igualmente importante.

Uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.

Para terminar o Meme, preciso indicar 11 blogs, mas vou indicar estes aqui que eu sempre visito (mais o Na trilha dos livros):


Xerus e até o próximo livro!

3 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Ai, que honra ser a madrinha do blog! ^-^

boas respostas! E você é outra fofa!

Beijos!

Daniella Midori S. D. disse...

Não deixe de ler a trilogia Mundo de Tinta! Sério, muito boa. O filme foi feito para crianças mas o livro, não.

Naylane Sartor. disse...

Respondi a esse meme duas vezes nao sei da onde eu tirei criatividade para responder as preguntas parabens pelo blog estou lhe seguindo. Se vc puder visitar e seguir o meu blog tbm, lhe agradecerei.

www.resenhasteen.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...