quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Seminarista, de Rubem Fonseca


Título Original:
O Seminarista
Autor(a):
Rubem Fonseca
Origem:
Brasil
Tradução:
*livro nacional*
Editora:
Agir
Ano:
2009


Recentemente, adquiri um novo ídolo literário: Rubem Fonseca (e o que é melhor ara uma patriota como eu: ele é um escritor brasileiro da atualidade). Eu sempre começo falando sobre o livro, mas desta vez pretendo começar pelo autor para que vocês tenham uma ideia do modo como ele escreve: rápido, objetivo e intenso. Ah! E palavrões (o que, desculpe aos certinhos, acho muito engraçado em livros). Ele não se prende a descrições muito detalhadas – apenas o básico – nem a longos discursos filosóficos para dar uma lição de moral, é apenas a história, a relação entre escritor e leitor. E a narração em 1ª pessoa faz parecer que é apenas um diálogo, o que a torna algo bem mais rápido e envolvente.
Apesar de eu não gostar muito de textos narrados em primeira pessoa (por achar algo muito egoísta e egocêntrico), Rubem Fonseca me desmoraliza: é o seu dom de fazer o leitor se sentir ouvindo a história diretamente da fonte que me fascinou. Tornou-se um dos meus ídolos.
Este livro, “O Seminarista”, foi tão empolgante que eu infelizmente li apenas em um dia e não pude saborear. Mas não tinha como parar, eu precisava desesperadamente ler o que aconteceria como se fosse oxigênio (não é exagero... Está bem, só um pouquinho).
O Especialista, como nosso protagonista é apresentado logo no começo, é um assassino profissional contratado para apagar os “clientes” que o Despachante manda. Mora no Rio de Janeiro, adora rock, ler, assistir a filmes, solta frases em latim durante suas conversas graças à sua temporada de seminarista e não consegue matar animais (hein?) nem mulheres. É um homem feio e magrelo, mas ainda assim um tremendo de um garanhão. Mas o Especialista está se cansando do trabalho e resolve se aposentar. Adota um nome falso, com exceção do primeiro nome que sua mãe lhe dera: José (hein?). Com todo o dinheiro arrecadado com seu trabalho, ele levaria uma vida tranquila sem grandes problemas.
Porém, apesar de assassinos não serem muito conhecidos por terem sentimentos, nosso protagonista acaba por se apaixonar: Kristen, uma alemã inteligente que se encaixa perfeitamente no conceito dele de mulher perfeita. O Especialista, entretanto, é desconfiado como convém a ele ser, por isso qualquer atividade suspeita de Kristen, ele já ficava paranoico.
E, como era óbvio, Kristen o estava espionando para ninguém menos que o Despachante! Pasmem, porque algumas linhas antes do Especialista descobrir para quem Kristen trabalhava, ele narrou como matara o Despachante. Esta parte do livro eu não entendi bem, porque não explica como o outro sobrevivera.
Enfim! Quando o Especialista vai tirar satisfações, descobre que na verdade corre risco de vida: alguém que um dia o contratara por intermédio do Despachante acredita que ele retirara do morto um CD contendo informações sobre tráfico de drogas que um importante empresário financiava. O Especialista, na verdade, jamais retirara qualquer coisa de seus “clientes”, mas isso não importa muito para quem o está caçando. O Despachante quer ajuda do Especialista para encontrar este CD para salvarem suas vidas, mas nem mesmo assassinos estão a salvo de outros assassinos.
Alguns outros fatos se desenrolam entre estas cenas, mas este é apenas o básico para já cativar o leitor. Não havia como parar! E para variar, como eu nunca acerto o assassino (ainda mais porque o mocinho era o assassino), desconfiei de todos, menos do culpado. Este livro é para fortes emoções e muita tensão. E, apenas para colocar a foto do autor aqui ao lado, eis Rubem Fonseca! #apaixonada

P.S.: agradeço a editora que me enviou o livro devido a uma promoção! Sim! Elas são reais e a gente ganha mesmo! kkkkk

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Gabi!

Eu tentei comentar outro dia, mas a internet caiu...Bom, eu nõ li tudo porque não li o livro, então não posso falar nada. Mas li A Grande Arte dele, e é muito legal também, mas já faz tempo, não lembro direito da história.

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...