domingo, 25 de março de 2012

1984, de George Orwell

Título Original:
1984
Autor(a):
George Orwell
Origem:
Reino Unido
Tradução:
Wilson Velloso
Editora:
Companhia das Letras
Ano:
1949

Não posso deixar de dizer que este livro me deu certo medo... Imagine uma sociedade sem liberdade em absolutamente nada, sempre vigiada e controlada, até mesmo em seus pensamentos. Que terror! Meu conforto é saber que o ano de 1984 já passou (hahahahaha).

A história terá como protagonista Winston Smith, que trabalha no Ministério da Verdade (órgão do governo que controla todas as informações que virão a público). Ele mora na Pista N° 1, que seria a atual Inglaterra, mas que agora faz parte da Oceania (estranho não? Louco até!), vivendo sob a ditadura do Grande Irmão (Big Brother). Sua rotina é basicamente modificar notícias para que todas sejam favoráveis ao governo e ignorar a verdade.

Não podemos esquecer comentar sobre aqueles breves minutos do dia em que todos (absolutamente todos) devem parar o que estão fazendo para assistir um vídeo que ataca Goldstein (o traidor) e glorifica o Grande Irmão. A cena chega quase a ser engraçada, pela histeria das pessoas quando aparece a imagem do inimigo.
Também não podemos deixar de falar sobre as televisões: sim, estes lindos aparelhos que estão em suas salas encarando vocês, na vida de Winston, elas são verdadeiros horrores. Não podem ser desligadas (apenas diminuir o volume), passam apenas propagandas do governo e (o mais impressionante) te vigiam, ou seja, até mesmo em suas casas, as pessoas são controladas. Imagine um horário político continuou que jamais pode ser interrompido que fica te encarando! Isso é o pesadelo vivo!
Há outros detalhes desta sociedade esquisitos, mas são desnecessários no momento. Estes comentados acima são apenas um aperitivo para o que este livro reserva.
Winston vivia “normalmente”, de acordo com as regras, quando começa a perceber o controle doentio que o domina. Como uma forma de combater este domínio, Winston compra um caderno que se transformará em seu diário (importante! Não se esqueça deste diário!) onde tentará colocar todas as suas memórias. Entretanto, ele acaba notando que não se lembra de quase nada do tempo antes deste governo autoritarista: sua memória estava sendo apagada sem ele perceber.
Novas mudanças vão ocorrendo, como a súbita atração de Winston por uma colega de trabalho, Júlia. Ela faz parte de um grupo de jovens aderentes à castidade e pureza, por isso andam com faixas vermelhas na cintura indicando quem são. Por menor que seja esta fita, Winston terá um trabalho árduo para atravessa-la e chegar até Júlia sem que as autoridades percebam (afinal, o sexo é considerado crime).
Outra mudança (esta ainda mais importante) será a aproximação de Winston e O’Brian, um homem importante, membro do Partido Interno. Winston desconfia que O’Brian, assim como ele, é contrário a este governo e é um seguidor de Goldstein. Desesperado para se ver livre, Winston pedirá ajuda à O’Brian, mesmo correndo um grande risco de ser descoberto e acusado de traição.
Bem, para finalizar, não posso deixar de comentar o que acontecia com os traidores: eles simplesmente somem e são esquecidos. Em determinado momento, Winston se lembra de um colega que de repente desapareceu do trabalho e, como diziam as regras, nada foi comentado a respeito. Winston sabe que este poderá ser seu fim (ser jogado no esquecimento) se for pego durante sua fuga para a liberdade...
No ano em que foi escrito 1984, a Europa acabava de sair da Segunda Guerra Mundial, o que nos leva a concluir que o livro é uma crítica ao governo autoritarista. George Orwell expõe para seus leitores um futuro que poderia ter sido real se a sociedade não tomasse cuidado com quem cuida do poder. Felizmente, este futuro não se tornou nosso presente.
Uma obra-prima! Li o livro em 2010, emprestado pelo meu professor de literatura, e lembro-me de que não conseguia largá-lo. Há um lado todo psicológico por trás da história, mas somente quem lê-la entenderá.E adorará!
Para finalizar, quero fazer um agradecimento especial à uma grande amigo meu (ou não tão grande assim, porque ele é baixinho ahahahahahaha), Gustavo. Ele me emprestou seu livro para que eu tirasse uma foto para o blog, o que foi muita consideração da parte dele (rsss). Ele tem um blog sobre cinema, mas no momento está praticamente abandonado (mas, se vocês quiserem dar uma olhadinha: http://allfilmesblog.blogspot.com.br/). Neste momento, ele está lendo 1984 em inglês a pedido de seu professor (seu nerd ¬¬). Obrigada de coração, Gu!
Beijo, pessoal!

P.S.: eu sei que esta postagem ficou mal-escrita e confusa, mas hoje eu estou com uma preguiça dos demônios... Desculpe aos meus leitores!   
P.S.2: foi baseado neste livro que surgiu o reality show Big Brother Brasil. Geogr Orwell deve estar se revirando no túmulo quando vê o que seu romance originou! 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...